Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Av. Dorival Cândido Luz de Oliveira, 6423 (parada 63) - Monte Belo - Gravataí - CEP: 94050-000
Fones: (51) 3489-4000

Central do Assinante: (51) 3600.3636
Central de Vendas: (51) 3591.2020
Whatsapp: (51) 99101.0318
PUBLICIDADE
Tecnologia
Protótipo

Google anuncia primeiro teste de táxi sem motorista

Teste começará em subúrbio de Phoenix, nos EUA
08/11/2017 12:59 08/11/2017 13:01

Divulgação
Minivan da Waymo, divisão da Alphabet, controladora do Google, dedicada à produção de carros sem motorista. Veículos deste tipo farão os primeiros testes sem motorista na cidade de Phoenix, nos EUA
Mais um avanço na corrida por desenvolver carros que dirigem sozinhos. Há várias empresas trabalhando em protótipos e até comercializando modelos capazes de dispensar o motorista, como a Tesla. Porém, um teste anunciado pelo Google neste início de semana representa um marco histórico.

A Waymo é a divisão da Alphabet (a controladora do Google) dedicada à pesquisa e comercialização de veículos autônomos. A empresa anunciou que seus testes com carros sem motorista entraram no próximo nível e vai colocar táxis sem condutor nas ruas de uma cidade norte-americana.

A Waymo já havia anunciado em abril o local. Os testes serão conduzidos em subúrbios da cidade de Phoenix, Arizona, nos EUA. A diferença do teste que acaba de ser anunciado é que pela primeira vez o usuário embarcará em um táxi totalmente sem motorista.

Há há testes em desenvolvimento no trânsito ao redor do mundo com carros autônomos. Porém, até agora os experimentos com passageiros tinham que ter obrigatoriamente um motorista sentado ao volante. Ele não fazia intervenções na condução do carro, mas ficava lá para emergências. Após milhares de horas de teste e sucessivos aperfeiçoamentos, a Waymo conseguiu aprovação para testar sem humanos ao volante.

O usuário vai chamar um táxi por um app, no qual vai assinalar seu destino. Quando o carro chegar, ele embarca no banco de trás. Os usuários terão um botão vermelho em sua frente, que podem acionar para fazer o carro parar a qualquer momento, se houver indícios de que a inteligência artificial do veículo está funcionando mal. Fora isso, não haverá motorista.

A Alphabet anunciou que os testes começam nas próximas semanas.


Diário de Cachoeirinha

Tecnologia

por André Moraes
andre.moraes@gruposinos.com.br

André Moraes é editor de Tecnologia do Jornal NH. Sua experiência profissional inclui o jornalismo de divulgação científica, publicações técnicas e reportagem de tecnologia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE