Publicidade
Cotidiano | Entretenimento Cinema

No aniversário de 11 de setembro, confira filmes sobre os atentados

No fim de semana em que os atentados fazem vinte anos, veja produções que enfocaram a época

Por André Moraes
Publicado em: 11.09.2021 às 03:00

Os atentados de 11 de setembro de 2001, que estão completando 20 anos neste sábado, são daqueles eventos que dividem épocas na História. Curiosamente, apesar de terem marcado a vida de toda uma geração e terem acarretado uma série de eventos subsequentes, como mais de uma guerra, eles não chegaram a render muitos filmes no cinema ao longo destas duas décadas.

Talvez a ferida dos ataques ainda seja recente, e o tema considerado sensível demais para receber o tratamento hollywoodiano dispensado a outros episódios mais distantes. Seja como for, vale dar uma recapitulada nos poucos títulos mais famosos ambientados naquele período, ou que estiveram associados aos ataques.

Curiosamente, não faltam documentários e programas jornalísticos sobre os atentados, que foram, desde sempre, uma constante nas emissoras norte-americanas e mesmo de notícias internacionais. Várias destas produções retornaram nos últimos dias, quando emissoras de tevê por assinatura e operadoras de streaming estão colocando no ar especiais para marcar o aniversário de vinte anos.

Esta página optou por não listar algumas produções que são baseadas em dramas ficcionais ambientados na época apenas como bastidor. Mas muitas produções principalmente da televisão incorporaram alusões ao 11 de setembro, embora não estejam listadas aqui.

É o caso de um episódio de Sex & The City que aborda o drama de Nova York, e de uma rápida alusão no primeiro filme do Homem-Aranha de Sam Raimi, quando um grupo de cidadãos defende o herói falando que não se deve mexer com os nova-iorquinos. E até o filme histórico Gangues de Nova York, de Martin Scorsese, tem uma alusão às Duas Torres.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.