Publicidade
Cotidiano | Motores Mobilidade do futuro

Vídeo mostra teste do menor carro voador do mundo

O veículo mais parece um drone gigante e voou durante 4 minutos em uma área reservada no Japão

Por Adair Santos
Publicado em: 31.08.2020 às 14:30 Última atualização: 31.08.2020 às 14:33

Sistema de propulsão é inspirado nos drones, com hélices movidas por baterias Foto: Divulgação
O menor carro voador do mundo, com 4 m de comprimento e 2 m de altura, já está em testes no Japão. O modelo Sd-03, produzido pela SkyDrive, realizou um voo tripulado de 4 minutos em uma área reservada da cidade de Toyota – a famosa montadora de mesmo nome é, inclusive, uma das inúmeras patrocinadoras.

O sistema propulsor é semelhante ao dos drones, utilizando hélices e baterias. Uma versão comercial de dois lugares é prometida para 2023, mas vale lembrar que a viabilidade de projetos assim depende de quanto custará cada unidade e também das legislações de cada país, que precisarão ser alteradas para permitir a circulação desses veículos em meio às pessoas e veículos tradicionais.

Também há outros avanços a serem obtidos, como a autonomia proporcionada pelas baterias, pois não dá para correr o risco de ficar sem energia durante um voo, mesmo que esteja a 2 m do chão. A SkyDrive diz que a capacidade será para percursos rápidos de meia hora. A qualificação dos futuros pilotos é igualmente um ponto a ser considerado: tem gente que já faz barbeiragens no chão, imagina, então, no espaço aéreo. As oito hélices também podem representar algum tipo de perigo. De qualquer maneira, é uma boa evolução. Que venha o futuro!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.