Publicidade
Cotidiano | Turismo Turismo

 Uma atração nasce em São Chico

Mátria Parque de Flores, que está sendo construído na RS-235, deve abrir em novembro

Publicado em: 07.08.2021 às 03:00

A região deve ganhar mais uma atração turística até o final do ano. Está previsto para abrir as portas em novembro, em São Francisco de Paula, o Mátria Parque de Flores, que fica em frente à RS-235, a estrada entre o município e Canela.

Parque das Flores em São Francisco de Paula Foto: Divulgação

Inspirado em jardins da Áustria, Suíça e da Itália, o parque será composto por 20 jardins, combinando espécies vegetais ornamentais com as que oferecem sombra e frutas que, em breve, também poderão ser colhidas pelo visitante. A previsão de permanência é de um a dois dias para a visitação completa do parque.

Os jardins do Mátria, criados como obras de arte em grande escala, estão ligados por 8 km de caminhos feitos para gerar experiência única de convivência ao ar livre. Outros 4 quilômetros de trilhas autoguiadas levam os visitantes a conhecer a Mata com Araucária, uma das principais características do bioma Mata Atlântica.

Ecologia
Além de jardins e trilhas na mata, o parque apresenta elementos da paisagem natural, como os banhados que são áreas de preservação permanente, um lago e as coxilhas do ambiente.
A coleção já plantada conta com 300 espécies diferentes. São 2 milhões de mudas de flores, com destaque para o roseiral com mais de 22 mil mudas de rosas, cujo material genético foi importado da Alemanha, 12 mil árvores e um túnel de glicínias de 102 metros de extensão, um dos maiores do mundo. Para o trabalho de irrigação, foram instalados 20 km de equipamentos, com sistema totalmente automatizado.
O Mátria Parque de Flores tem projeto arquitetônico assinado por Nicholas Alencar e projeto paisagístico de Juliana Castro, ambos de Santa Catarina, a partir de estudos da topografia e da flora local. A implantação dos ambientes que misturam arte e conhecimento do parque está a cargo do engenheiro civil Jeferson Mossi da Silva e do engenheiro agrônomo Maicon Possamai Velho.
Algumas áreas do parque

Mátria Boulevard - É um paradouro que fica na entrada do parque, onde o visitante tem livre acesso, com cafeteria, lojas de flores, restaurante, sanitários, área administrativa e a bilheteria para ingresso no parque.
O Boulevard pode ser visto da rodovia. É em um semicírculo envidraçado, com 1,8 mil metros quadrados.

Restaurante subterrâneo - Instalado à beira do lago, com deck que avança sobre as águas. No espaço haverá pizzaria e outras opções.

Monumento à Borboleta
- Espaço criado para contemplação e atividades como meditação e conexão com a natureza.

Casa de Chá - Espaço lúdico de gastronomia onde a personagem Floriana, a botânica, e os polinizadores da Terra, das Cores, da Essência e da Água receberão o público. A casa cenográfica em madeira está no alto de uma coxilha, com vista privilegiada de grande parte do Mátria.

Jardim Botânico - Coleção de plantas perenes e de época, iniciativa conservacionista e educacional.

Outras atrações - Jardim de brincar, barcos no lago, piqueniques, apresentações artísticas e oficinas.

Parque das Flores em São Francisco de Paula Foto: Divulgação

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.