Publicidade
Cotidiano | Turismo VIAGEM

Turismo sem aglomerações: a discreta Campos do Jordão

Cidade paulista tem atrações urbanas e de serra e é opção com menos aglomeração

Publicado em: 11.09.2021 às 03:00 Última atualização: 12.09.2021 às 11:29

Estão entrando em alta, mesmo para quem for fazer turismo incluindo avião, os roteiros em locais mais discretos, que não têm aglomeração. É o caso de Campos do Jordão, a 175 km de São Paulo.

Pedra do Baú, entre Campos do Jordão e São Bento do Sapucai, uma atração natural Foto: fotos Adobe Stock

O acesso é fácil de carro e há várias novidades de 2020 para cá. Para evitar filas, fuja de atrações turísticas no sábado, dia mais lotado. Prefira um piquenique, uma trilha, um passeio de bike ou uma atividade no hotel. Há belas paisagens tranquilas para ver no município mais alto do País, a 1.628 metros de altitude.

Bairro dos Mellos

O Bairro dos Mellos fica colado em Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí. Piquenique é uma ótima moda atual. Combina com atividade ao ar livre, indicada na pandemia, e pode ser organizado por conta própria em parques ou no Museu Felícia Leirner, no Alto Boa Vista, outra região indicada para quem busca tranquilidade.

As 85 esculturas estão expostas no jardim, dividido com o Auditório Claudio Santoro, sede do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão.

A área de 35 mil m² fica pertinho do Palácio Boa Vista, residência de inverno do governador de São Paulo. O Empório dos Mellos, perto do Botanique, serve para encher a cestinha de guloseimas regionais, como biscoitos de amêndoas Das Senhoritas, queijo de cabra com cacau do Capril do Bosque e geleia de framboesa do próprio empório.

Horto Florestal

No extremo oposto da cidade, as trilhas do Horto Florestal, como é chamado o Parque Estadual de Campos do Jordão, podem ser feitas a pé ou de mountain bike. Circuitos de arvorismo e de tirolesa atraem adeptos de adrenalina no verde.

Primeiro no Brasil movido a cabos com cadeirinhas, o teleférico aberto em 1970 está em suas últimas saídas - será substituído por outro, com cápsulas fechadas, ainda sem data de inauguração

Nas ruas do Capivari, onde casinhas alpinas abrigam lojas, bares e restaurantes, costuma ter muita gente, mesmo em dias que seriam mais calmos. Mas é uma atração típica.

Alto Lajeado

Alto Lajeado é um circuito que pode ser visitado sem nem pôr os pés no centrinho turístico. Reúne atrativos como centro de lazer, quase 30 jardins diferentes e o Parque da Cerveja.

Mirantes sobram em Campos. Em março deste ano, o Parque da Cerveja abriu o seu (ingresso desde R$ 78), com uma plataforma que avança em direção ao horizonte. (AE)

Construções homenageando a histórica arquitetura enxaimel em Campos do Jordão Foto: Adobe Stock

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.