Novo Hamburgo é conhecida pela vasta gama esportiva. E será na cidade do Vale do Sinos que o caratê terá foco, com uma imersão de quatro dias em meio à natureza. Entre 21 e 24 de julho, o sítio São Luiz, que fica na Estrada Carlos Arthur Scherer, 5500, em Lomba Grande, será palco do Kangeiko, que é um treinamento intensivo de inverno utilizado por diversas artes marciais.
A imersão, que acontece uma vez por ano, é promovida pelos caratecas Ângelo Teixeira, Gilberto Capra, Eduardo Thiesen, Michel Borges e Verlei Goulart. "Um dos objetivos do treinamento é promover valores como o respeito, a disciplina e a cortesia, que é o que esse esporte de origem japonesa sempre priorizou", diz o Sensei Capra, que pratica o caratê há 46 anos. O dojô de Capra fica no Centro de Novo Hamburgo.
O caratê é uma arte de mãos vazias. O zelo principal passa muito pelo equilíbrio espiritual, fazendo uso do reflexo e da concentração. O kangeiko, que terá mais de 30 horas de treinamento e instrução, contará com praticantes de outros estados e países. Além disso, dentro dessa programação, haverá um momento de reflexão, com um almoço junto de um monge, além uma palestra que abordará a percepção do corpo e seus movimentos.
O sensei argentino Justo Gomes, praticante do caratê tradicional e sete vezes campeão mundial, será a principal atração do evento. "Ele foi aluno do sensei Nishiyama, que foi um dos pioneiros do caratê moderno e deixou um grande legado para a modalidade", explica Teixeira, que está há 32 anos no mundo carateca e tem seu dojô em Lomba Grande. Durante a programação, no sábado (dia 23), a organização abrirá as portas para comunidade não praticante, mas que tem interesse em conhecer o caratê.
"Será um momento para aqueles pais que quiserem levar os seus filhos para assistir e, quem sabe, ver o quanto o caratê pode ser benéfico enquanto prática esportiva e também como ferramenta de equilíbrio espiritual", fala Thiesen.
As inscrições, que variam de R$ 530 a R$ 580, conforme a data, podem ser feitas pelo site www.karatenovohamburgo.com.br. A hospedagem e alimentação estão inclusas no valor. Quem tiver dúvida ou quiser apoiar o evento, pode fazer contato pelos telefones (51) 98277-7918 e 98459-6286.