Publicidade
Botão de Assistente virtual
Esportes Esportes

Gabriel Bandeira crava 54s18 e bate recorde mundial nos 100m borboleta

Por Estadão Conteúdo
Publicado em: 13.05.2022 às 22:34

Gabriel Bandeira, nadador da classe S14 (para deficientes intelectuais), estabeleceu o novo recorde mundial nos 100m borboleta durante o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de natação, realizado nesta sexta-feira, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

O atleta de 22 anos completou a prova em 54s18 e liquidou o recorde do britânico Reece Duun, de 54s46, obtido no Mundial de Natação de Londres, em setembro de 2019. O feito animou Gabriel, que foi convocado para representar o Brasil no Mundial da modalidade, entre os dias 12 e 18 de junho, na Ilha da Madeira, em Portugal.

"Esse recorde só me anima mais para o Mundial, que é daqui a um mês apenas. Estamos com um ritmo muito forte nos treinos, eu não contava em bater esse recorde agora no Brasileiro, estava preparando para o Mundial. Já perseguia esse recorde há um ano e agora veio", disse Gabriel.

Na carreira, Gabriel Bandeira coleciona grandes conquistas. Nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, realizados no ano passado, na mesma categoria em que agora possui o recorde, faturou uma medalha de ouro, duas pratas e uma de bronze. No Campeonato Brasileiro Loterias Caixa, encerrado nesta sexta-feira, Bill, como é conhecido, ganhou cinco medalhas de ouro e uma de prata.

Esperança do Brasil no Mundial, Gabriel compete no esporte paralímpico desde 2020 e coleciona participações em competições internacionais. Até os 11 anos, ele competia na natação convencional, mas após apresentar dificuldades de evolução nos treinamentos, passou por testes, que confirmaram uma deficiência intelectual.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.