Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Gramado ALTO INVESTIMENTO

Um teatro de R$ 35 milhões para Gramado

Acadêmicos da Universidade Feevale apresentaram estudo de projeto para construção do empreendimento

Por Fernanda Fauth
Publicado em: 02.12.2021 às 18:49 Última atualização: 02.12.2021 às 18:51

Uma construção de teatro a nível internacional e que seja referência na América Latina. Essa é a proposta que foi apresentada por acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da Universidade Feevale, de Novo Hamburgo, em coletiva realizada na Prefeitura de Gramado nesta quinta-feira, dia 2.

Estudo prevê construção a nível internacional
Estudo prevê construção a nível internacional Foto: Reprodução

Com a presença do reitor Cleber Prodanov, do vice-prefeito Luia Barbacovi, e de vereadores e secretários municipais, alunos da instituição formalizaram a entrega de um estudo de projeto do empreendimento no município. O trabalho começou a ser elaborado em setembro de 2020.

O estudo

A proposta foi elaborada na localização escolhida pela antiga gestão municipal, no Expogramado, uma área de 10 mil m², onde ocorre a Festa da Colônia. De metragem construída, seriam 7 mil m². O acesso se daria pela Rua Coluna do Norte, o qual hoje é uma via secundária.

O teatro teria quatro pavimentos, sendo o subsolo um espaço para estacionamento, já com vagas para acessibilidade a pessoas com deficiência, idosos e grávidas. Quatro blocos também estão previstos, para abrigar sala de espetáculos, administrativo, acesso principal e café, e por último área para restaurante, oficinas e auditórios. Salas para a Gramadotur e entidades foram pensadas e contempladas. Na entrada, um chafariz receberá os visitantes.

Para receber shows de música e concertos, e pensando que Gramado possui uma Orquestra Sinfônica, um fosso móvel foi projetado. Para a aluna Nicole Fillmann, esse critério foi selecionado visando o bem-estar dos participantes. "Pensamos na acústica adequada e na acomodação de uma forma tranquila dos músicos, demos uma importância bem grande", relata.

Os materiais escolhidos refletem a arquitetura e cultura gramadense. O projeto foi elaborado a partir de visitas dos acadêmicos. "Priorizamos pedras e madeira nas fachadas, e como terceiro elemento fizemos paredes verdes, pensando na sustentabilidade, que foi um pedido da Prefeitura", disse o estudante Rodrigo Aislan.

Investimento alto

Teatro
Teatro Foto: Reprodução
Para ser colocado em prática, o projeto deve receber investimentos da iniciativa privada. O custo estimado para construção está avaliado entre 35 e 40 milhões de reais. "Vale ressaltar que este é um estudo de projeto, que foi entregue pela Feevale ao Município. Para ser colocado em prática, arquitetos e engenheiros precisam assinar o projeto e após dar início às obras", comenta o secretário de Cultura de Gramado, Ricardo Bertolucci.

"É o primeiro passo para uma necessidade"

Para o vice-prefeito Luia Barbacovi, a região vem dando passos longos à internacionalização. "E este é o primeiro passo para uma necessidade de Gramado. Este projeto tenho certeza que só andará para frente", afirma.

Para o reitor, parcerias firmadas como esta só tem a acrescentar. "A universidade é comunitária, é feita para os alunos. Quem sabe daqui alguns anos eles com suas famílias visitem e digam que fizeram parte, que calcularam o projeto?", comenta.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.