Se você utiliza a Avenida Doutor Maurício Cardoso e ruas próximas em seus deslocamentos por Novo Hamburgo, fique atento, pois a via passará por obras nos próximos meses. Outras três ruas próximas - Araguaia, Heller e Augusto Jung - terão seu sentido alterado para mão única. O objetivo das intervenções é melhorar a fluidez do trânsito na região.
As medidas são as primeiras a ser implementadas entre as previstas no Plano de Mobilidade Urbana. Elaborada pela prefeitura de Novo Hamburgo em 2019, a avaliação detectou a necessidade de uma série de alterações para melhorar a fluidez do trânsito na cidade.
A diretora de Desenvolvimento Urbano, Laís Corteletti, explica que um dos apontamentos do estudo foi a necessidade de se implantar alguma melhoria nesse cruzamento.
"Estas medidas que começam aqui são para, no futuro, a gente conseguir mexer no cruzamento da Maurício Cardoso com a Carioca, para podermos fazer uma intervenção macro de toda essa região que já apresenta um fluxo muito pesado de veículos", afirma.
As obras são contrapartidas exigidas de dois empreendimentos imobiliários próximos, um edifício residencial na Rua Augusto Jung e outro, comercial, que fica na Maurício Cardoso, no ponto onde será executada a obra. Os trabalhos vão impactar o trânsito na região e gerar desvio no trajeto de linhas de ônibus.
Mão única
Na próxima terça-feira, começa a primeira parte das intervenções, com a mudança no sentido de três ruas. Atualmente, as ruas paralelas Heller e Augusto Jung têm mão dupla. Após a alteração, ambas terão sentido único.
A Rua Heller terá fluxo no sentido centro-bairro, chegando na Maurício Cardoso. A Rua Augusto Jung terá o sentido oposto, bairro-centro, saindo da Maurício Cardoso em direção à Rua Joaquim Pedro Soares.
Outra via que terá mudanças é a Araguaia, que passará a ter mão única, no sentido Centro-bairro.
As alterações começam a ser implementadas na terça e devem ser concluídas até a quinta-feira. O tempo é necessário para refazer a sinalização horizontal, no chão da pista, e vertical, das placas. As alterações são definitivas e seguirão valendo após o término das obras da rótula.
"Ou você inibe o estacionamento em um dos lados da rua, o que gera prejuízo ao comércio, ou transforma-se em sentido único. Chegar à conciliação disso não é algo fácil, mas é preciso tomar uma decisão técnica porque realmente a situação de circulação está prejudicada hoje."
As intervenções no trânsito impactarão também a circulação do transporte público na região. As linhas Jardim Mauá, Vila Nova via Hamburgo Velho, Linha Nova via Hospital Municipal e Rondônia/Hamburgo Velho (esta última nos dois sentidos) terão roteiros diferentes, o que pode gerar um tempo maior na viagem, em torno de cinco minutos, de acordo com a Prefeitura.
Os usuários da linha de ônibus Jardim Mauá que embarcam e desembarcam na Avenida Maurício Cardoso, na altura da padaria Trentin, deverão utilizar o serviço na Rua Araguaia esquina com a Rua Araponga.
Quem utiliza a linha Vila Nova via Hospital Municipal, que utiliza o embarque e desembarque na Rua Joaquim Nabuco, na altura da Comusa, deverá utilizar a parada da Rua Bento Gonçalves, altura do calçadão Oswaldo Cruz. Os demais locais permanecerão sem alterações.
A obra inicia no dia 18 de agosto e tem previsão de conclusão em 60 dias. A avenida terá bloqueio total do trânsito entre as Ruas Araponga e Arapuã. Na Joaquim Nabuco, o bloqueio é entre as Ruas Urca e Araponga.
Será permitido acesso local para moradores e comércio. O trecho da obra também receberá um recapeamento asfáltico.