Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Novo Hamburgo AFETA CARROS E ÔNIBUS

Saiba o que muda no trânsito com primeira obra do plano de mobilidade urbana em Novo Hamburgo

Trabalho, que se inicia no dia 18, vai gerar desvio e bloqueio na Maurício Cardoso; alterações também afetam linhas de ônibus

Por Matheus Chaparini
Publicado em: 05.08.2022 às 03:00 Última atualização: 05.08.2022 às 11:13

Se você utiliza a Avenida Doutor Maurício Cardoso e ruas próximas em seus deslocamentos por Novo Hamburgo, fique atento, pois a via passará por obras nos próximos meses. Outras três ruas próximas - Araguaia, Heller e Augusto Jung - terão seu sentido alterado para mão única. O objetivo das intervenções é melhorar a fluidez do trânsito na região.

As medidas são as primeiras a ser implementadas entre as previstas no Plano de Mobilidade Urbana. Elaborada pela prefeitura de Novo Hamburgo em 2019, a avaliação detectou a necessidade de uma série de alterações para melhorar a fluidez do trânsito na cidade.

Haverá rótula na Maurício Cardoso com Joaquim Nabuco
Haverá rótula na Maurício Cardoso com Joaquim Nabuco Foto: Susi Mello/GES-Especial
Foram detectados diversos pontos da cidade que apresentavam problemas de estrangulamento do trânsito, como excesso de carros na via e trânsito pesado. Um dos principais pontos de gargalo é na esquina da Rua Carioca com a Maurício Cardoso.

A diretora de Desenvolvimento Urbano, Laís Corteletti, explica que um dos apontamentos do estudo foi a necessidade de se implantar alguma melhoria nesse cruzamento.

"Estas medidas que começam aqui são para, no futuro, a gente conseguir mexer no cruzamento da Maurício Cardoso com a Carioca, para podermos fazer uma intervenção macro de toda essa região que já apresenta um fluxo muito pesado de veículos", afirma.

As obras são contrapartidas exigidas de dois empreendimentos imobiliários próximos, um edifício residencial na Rua Augusto Jung e outro, comercial, que fica na Maurício Cardoso, no ponto onde será executada a obra. Os trabalhos vão impactar o trânsito na região e gerar desvio no trajeto de linhas de ônibus.

Mão única

Na próxima terça-feira, começa a primeira parte das intervenções, com a mudança no sentido de três ruas. Atualmente, as ruas paralelas Heller e Augusto Jung têm mão dupla. Após a alteração, ambas terão sentido único.

A Rua Heller terá fluxo no sentido centro-bairro, chegando na Maurício Cardoso. A Rua Augusto Jung terá o sentido oposto, bairro-centro, saindo da Maurício Cardoso em direção à Rua Joaquim Pedro Soares.

Outra via que terá mudanças é a Araguaia, que passará a ter mão única, no sentido Centro-bairro.

As alterações começam a ser implementadas na terça e devem ser concluídas até a quinta-feira. O tempo é necessário para refazer a sinalização horizontal, no chão da pista, e vertical, das placas. As alterações são definitivas e seguirão valendo após o término das obras da rótula.

Apelo de moradores e comerciantes

Equipe da Prefeitura. Da esquerda para a direita: Leandro Koche (diretor de Pavimentação), Laís Corteletti (diretora de Desenvolvimento Urbano), Eliseu Raimundo (diretor de Trânsito) e Leandro Bortoli (diretor de Transportes)
Equipe da Prefeitura. Da esquerda para a direita: Leandro Koche (diretor de Pavimentação), Laís Corteletti (diretora de Desenvolvimento Urbano), Eliseu Raimundo (diretor de Trânsito) e Leandro Bortoli (diretor de Transportes) Foto: Matheus Chaparini/GES-Especial
O diretor de Trânsito, Eliseu Raimundo, destaca que há um forte apelo do comércio e de quem circula pela região para que se melhore a circulação das vias.

"Ou você inibe o estacionamento em um dos lados da rua, o que gera prejuízo ao comércio, ou transforma-se em sentido único. Chegar à conciliação disso não é algo fácil, mas é preciso tomar uma decisão técnica porque realmente a situação de circulação está prejudicada hoje."

Quatro linhas de ônibus terão mudanças

As intervenções no trânsito impactarão também a circulação do transporte público na região. As linhas Jardim Mauá, Vila Nova via Hamburgo Velho, Linha Nova via Hospital Municipal e Rondônia/Hamburgo Velho (esta última nos dois sentidos) terão roteiros diferentes, o que pode gerar um tempo maior na viagem, em torno de cinco minutos, de acordo com a Prefeitura.

Os usuários da linha de ônibus Jardim Mauá que embarcam e desembarcam na Avenida Maurício Cardoso, na altura da padaria Trentin, deverão utilizar o serviço na Rua Araguaia esquina com a Rua Araponga.

Quem utiliza a linha Vila Nova via Hospital Municipal, que utiliza o embarque e desembarque na Rua Joaquim Nabuco, na altura da Comusa, deverá utilizar a parada da Rua Bento Gonçalves, altura do calçadão Oswaldo Cruz. Os demais locais permanecerão sem alterações.Mudanças na Maurício Cardoso

Bloqueio para construção de rótula dia 18

Mudança nos ônibus No encontro da Maurício Cardoso com a Rua Joaquim Nabuco será construída uma rótula. A obra vai facilitar o acesso à avenida e criar uma opção de retorno para quem segue no sentido bairro-Centro.

A obra inicia no dia 18 de agosto e tem previsão de conclusão em 60 dias. A avenida terá bloqueio total do trânsito entre as Ruas Araponga e Arapuã. Na Joaquim Nabuco, o bloqueio é entre as Ruas Urca e Araponga.

Será permitido acesso local para moradores e comércio. O trecho da obra também receberá um recapeamento asfáltico.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.