Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | País ALERTA

Brasil está entre países que receberam ‘nota vermelha’ em relatório mundial do clima

Segundo o relatório, o País está em grupo considerado com planos altamente insuficientes para combate ao aquecimento global

Publicado em: 17.09.2021 às 21:40 Última atualização: 17.09.2021 às 21:40

O Brasil aparece em lista dos países considerados com planejamento altamente insuficientes para o combate de mudanças climáticas. O relatório mais recente do Painel Internacional de Mudanças Climáticas (IPCC), da Organização das Nações Unidas (ONU) foi divulgado em agosto e é descrito como o último alerta à humanidade.

Brasil recebe nota vermelha
Brasil recebe nota vermelha Foto: Climate Action Tracker/Divulgação

O relatório adverte o mundo sobre o risco de atingir 1,5ºC de aquecimento global na década de 2030, podendo desencadear “eventos extremos sem precedentes no registro observacional”. Apesar do aviso de perigo iminente, uma nova análise descobriu que nenhum dos principais países economicamente desenvolvidos do mundo tem planos suficientes para combater as mudanças climáticas.

O objetivo do Acordo Climático de Paris é manter esse limite de 1,5ºC, mas o documento do IPCC divulgado afirmou que sem “reduções profundas no dióxido de carbono e outras emissões de gases de efeito estufa”, o mundo vai enfrentar graves consequências. Se reduções dramáticas fossem feitas rapidamente, isso colocaria o mundo mais perto desse objetivo, no entanto especialistas disseram que tal cenário é improvável. Uma análise de 37 países divulgada nesta semana pela organização Climate Action Tracker (CAT) tem a mesma avaliação.

A maioria dos países do G20, que inclui 19 países e a União Europeia e representam mais de 80% do PIB mundial e 60% da população global, não cumpriu com suas obrigações, concluiu a análise.

Dois países do G20 tinham planos “criticamente insuficientes”; nove tinham planos “altamente insuficientes”; e quatro, incluindo os Estado Unidos, tinham planos “insuficientes”. Três países do G20 – França, Itália e Turquia – não foram incluídos na análise, pois o CAT afirma que eles não forneceram novas propostas para seus planos. O melhor colocado na América Latina foi a Costa Rica. 

Com informações de MetSul.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.