Publicidade
Notícias | Região Na pandemia

CDLs solicitam ao governo o não fechamento das empresas

O documento foi entregue, na tarde de sexta-feira (5), ao governador Eduardo Leite pelo presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (Amvars) e prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi

Publicado em: 06.03.2021 às 15:36 Última atualização: 06.03.2021 às 16:10

Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) da região solicitam ao governo estadual que o comércio possa desenvolver suas atividades com responsabilidade. O documento foi entregue, na tarde de sexta-feira (5), ao governador Eduardo Leite pelo presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (Amvars) e prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi.

O ofício solicita o não fechamento das empresas, mas, sim, o combate às irresponsabilidades das festas clandestinas, dos estabelecimentos que permitem aglomeração de pessoas, dentre outras. E, mais importante, solicita que o comércio possa desenvolver suas atividades com responsabilidade.

O documento foi assinado pelas CDLs de Novo Hamburgo, Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha/Ivoti, Sapiranga, Igrejinha/Três Coroas, Parobé, Gramado, Portão, Rolante/Riozinho, Nova Hartz, São Leopoldo, São Sebastião do Caí, Bom Princípio e Uruguaiana.

O ofício

Ao Excelentíssimo Sr. Eduardo Leite

MD. Governador do Estado do Rio Grande do Sul

Digníssimo Governador de nosso Estado, ao cumprimentar lhe, aproveitamos a oportunidade para registrar nosso apoio a este governo e também a nossos associados, nesse momento de dificuldades.

As CDLs querem ser parceiras desse governo, mas busca uma alternativa para o comercio local, mantendo os estabelecimentos abertos, de segunda à sexta feira, desde que atendido todas as recomendações e cumprindo todas as exigências com responsabilidade e, no sábado e domingo, o fechamento total das atividades de todos os ramos.

Nossas regiões passam por momento de gravidade devido à expansão da Covid-19, mas com a paralisação das atividades econômicas está nos levando a um iminente colapso social e econômico, inclusive refletindo nas atividades consideradas essenciais.

Prezado Governador, estamos acompanhando a preocupação e o trabalho do governo e a posição das CDLs é não fechar as empresas, mas combater as irresponsabilidades das festas clandestinas, dos estabelecimentos que permitem aglomeração de pessoas, dentre outras, mas permitindo que o comercio possa desenvolver suas atividades com responsabilidade.

As entidades vêm reforçando desde o início da crise sanitária que as empresas redobrem a atenção com os cuidados para o controle da pandemia e isso, vem acontecendo em nossa região, pelo nosso comércio e indústria.

A nosso Juízo, a propagação não advém do comércio e indústria mas sim, das grandes aglomerações em festas, inclusive clandestinas além de comemorações com aglomeração de pessoas em feriados e similares, em espaços públicos, que são constatados pelos empresários de nossa região muitas vezes. O comércio não é o culpado!

Há muita incerteza sobre a gravidade e o avanço do novo coronavírus, mas como visto, as empresas estão imbuídas e abrindo seus comércios com responsabilidade redobrada, adotando medidas importantes para ajudar no combate à propagação do vírus com orientação, prevenção, cuidados com o seu quadro de pessoal e muito planejamento, fatos que a entidade já comprovou.

Nesse sentido, as CDLs, acreditam que é possível manter as empresas em funcionamento respeitando rigidamente todos os protocolos.

O momento exige a participação de todos e nós, entidades estamos juntos somando força à nossas autoridades para superar esta grave crise, por isso, SUGERIMOS que seja flexibilizado o trabalho do comércio de segunda à sexta-feira das 09h às 18h, com o fechamento total das atividades de todos os ramos no sábado e domingo.

Por fim, rogamos uma vez mais a Vossa Excelência que some forças à essa entidade na luta contra a crise do coronavírus, mas também contra a crise econômica já vivenciada por nossos empresários, pois estaremos olhando para inúmeras famílias que precisam de total apoio e atenção.

Atenciosamente,

Jorge Stoffel - CDL Novo Hamburgo

Gilberto Luis Muller – CDL Estância Velha - Ivoti

Clarice Teresinha Strassburger – CDL Sapiranga

Vinicio Mateus de Oliveira Morgenstern – CDL Igrejinha - Três Coroas

Reginaldo Hessler - CDL Parobé

Omar Hoffmeister – CDL Campo Bom

Carla Daiana Lindol Schonardie - CDL Rolante e Riozinho

Ademir Berlitz – CDL Dois Irmãos

Tatiane Pietrobelli Pereira – CDL Nova Hartz

Ramon Berghann - CDL Portão

Olinto Menegon - CDL São Leopoldo

Renata Schäffer - São Sebastião do Caí

Maurício Liell - CDL Bom Princípio

João Batista Saldanha – CDL Uruguaiana

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.