Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) da região solicitam ao governo estadual que o comércio possa desenvolver suas atividades com responsabilidade. O documento foi entregue, na tarde de sexta-feira (5), ao governador Eduardo Leite pelo presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (Amvars) e prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi.
O ofício solicita o não fechamento das empresas, mas, sim, o combate às irresponsabilidades das festas clandestinas, dos estabelecimentos que permitem aglomeração de pessoas, dentre outras. E, mais importante, solicita que o comércio possa desenvolver suas atividades com responsabilidade.
O documento foi assinado pelas CDLs de Novo Hamburgo, Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha/Ivoti, Sapiranga, Igrejinha/Três Coroas, Parobé, Gramado, Portão, Rolante/Riozinho, Nova Hartz, São Leopoldo, São Sebastião do Caí, Bom Princípio e Uruguaiana.
Ao Excelentíssimo Sr. Eduardo Leite
MD. Governador do Estado do Rio Grande do Sul
Digníssimo Governador de nosso Estado, ao cumprimentar lhe, aproveitamos a oportunidade para registrar nosso apoio a este governo e também a nossos associados, nesse momento de dificuldades.
As CDLs querem ser parceiras desse governo, mas busca uma alternativa para o comercio local, mantendo os estabelecimentos abertos, de segunda à sexta feira, desde que atendido todas as recomendações e cumprindo todas as exigências com responsabilidade e, no sábado e domingo, o fechamento total das atividades de todos os ramos.
Nossas regiões passam por momento de gravidade devido à expansão da Covid-19, mas com a paralisação das atividades econômicas está nos levando a um iminente colapso social e econômico, inclusive refletindo nas atividades consideradas essenciais.
Prezado Governador, estamos acompanhando a preocupação e o trabalho do governo e a posição das CDLs é não fechar as empresas, mas combater as irresponsabilidades das festas clandestinas, dos estabelecimentos que permitem aglomeração de pessoas, dentre outras, mas permitindo que o comercio possa desenvolver suas atividades com responsabilidade.
As entidades vêm reforçando desde o início da crise sanitária que as empresas redobrem a atenção com os cuidados para o controle da pandemia e isso, vem acontecendo em nossa região, pelo nosso comércio e indústria.
A nosso Juízo, a propagação não advém do comércio e indústria mas sim, das grandes aglomerações em festas, inclusive clandestinas além de comemorações com aglomeração de pessoas em feriados e similares, em espaços públicos, que são constatados pelos empresários de nossa região muitas vezes. O comércio não é o culpado!
Há muita incerteza sobre a gravidade e o avanço do novo coronavírus, mas como visto, as empresas estão imbuídas e abrindo seus comércios com responsabilidade redobrada, adotando medidas importantes para ajudar no combate à propagação do vírus com orientação, prevenção, cuidados com o seu quadro de pessoal e muito planejamento, fatos que a entidade já comprovou.
Nesse sentido, as CDLs, acreditam que é possível manter as empresas em funcionamento respeitando rigidamente todos os protocolos.
O momento exige a participação de todos e nós, entidades estamos juntos somando força à nossas autoridades para superar esta grave crise, por isso, SUGERIMOS que seja flexibilizado o trabalho do comércio de segunda à sexta-feira das 09h às 18h, com o fechamento total das atividades de todos os ramos no sábado e domingo.
Por fim, rogamos uma vez mais a Vossa Excelência que some forças à essa entidade na luta contra a crise do coronavírus, mas também contra a crise econômica já vivenciada por nossos empresários, pois estaremos olhando para inúmeras famílias que precisam de total apoio e atenção.
Atenciosamente,
Jorge Stoffel - CDL Novo Hamburgo
Gilberto Luis Muller – CDL Estância Velha - Ivoti
Clarice Teresinha Strassburger – CDL Sapiranga
Vinicio Mateus de Oliveira Morgenstern – CDL Igrejinha - Três Coroas
Reginaldo Hessler - CDL Parobé
Omar Hoffmeister – CDL Campo Bom
Carla Daiana Lindol Schonardie - CDL Rolante e Riozinho
Ademir Berlitz – CDL Dois Irmãos
Tatiane Pietrobelli Pereira – CDL Nova Hartz
Ramon Berghann - CDL Portão
Olinto Menegon - CDL São Leopoldo
Renata Schäffer - São Sebastião do Caí
Maurício Liell - CDL Bom Princípio
João Batista Saldanha – CDL Uruguaiana