Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região 20 DE SETEMBRO

Novas gerações marcam presença em cavalgada para manter as tradições

Aproximadamente 80 cavalarianos participaram do desfile em Taquara no Dia do Gaúcho

Por Susi Mello
Publicado em: 20.09.2021 às 13:23

Os Festejos Farroupilhas de 20 de Setembro foram marcados por uma cavalgada na região do Paranhana, onde novas gerações de tradicionalistas estiveram presentes. Se a chuva não tivesse dado sinal no início da manhã desta segunda-feira (20), filhos de quem leva o tradicionalismo em sua rotina diária teriam uma participação maior. Os que foram, no entanto, demonstraram a importância de enaltecer a data, que marca o encerramento da Semana Farroupilha na região.

Sobre a égua "Abigail", o refrigerista Leonardo Hofacker, de 31 anos, estava montado com a filha Helena, 2. Ao lado, sobre a égua "Véia", estava o filho mais velho, o Heitor, de 6. Moradores de Fazenda Fialho, localidade de Taquara, município que sediou a cavalgada com saída do CTG O Fogão Gaúcho, a família Hofacker mantém o amor de ser gaúcha.

"Neste momento difícil de pandemia, temos que fazer o possível para não deixar a chama apagar", declara o refrigerista, filiado há 20 anos ao Piquete de Laçadores Vaqueanos da Tradição, em Taquara.
Com os filhos, ele salienta a importância das novas gerações. "É dever dos mais velhos ensinar os mais novos", sublinha Hofacker.

Os mais jovens, na visão da vendedora autônoma, Vera Lúcia Rodrigues, 49, devem manter as tradições também. Segurando a cuia de chimarrão, ela filmava a cavalgada, da qual participavam o filho Gabriel Gerhard e a nora Eduarda de Lima. Ela comenta a necessidade de se valorizar o dia 20 de Setembro. "Está se perdendo muito isso, mas mesmo com essa pandemia, vamos fazer a nossa parte para que, no ano que vem, seja melhor."

Mais qualidade do que quantidade

O patrão do CTG O Fogão Gaúcho, Auro Paulo Sander, destacou que a cavalgada em Taquara, este ano pode ser denominada como marca de resistência e de retorno às atividades. "Com certeza estamos orgulhosos mais pela qualidade do que quantidade. O 20 de Setembro mostra a fibra do povo gaúcho. Valorizamos o dia de todos os gaúchos", salienta.

A cavalgada em Taquara contou com a participação de mais de 80 cavalarianos, mas Sander salienta que este ano pode ser o maior de todos pela qualidade.

"Todas as áreas culturais foram afetadas. Com essa pandemia que assolou a todos, perdemos muita pessoas, mas estamos firmes e fortes para levar o tradicionalismo aonde é o lugar dele", acrescenta, lembrando que a pandemia afetou muito a cultura, onde vidas foram perdidas e os rendimentos financeiros afetados. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.