O pedido da maioria dos prefeitos gaúchos foi atendido e o governador Eduardo Leite anunciou que o sistema de cogestão, que permite às regiões Covid a adotar medidas menos restritivas do que a bandeira em que estão classificados, permanece.
Os blocos liderados por Novo Hamburgo, Taquara, Canoas, Caxias do Sul e Capão da Canoa foram classificadas, pela primeira vez, na classificação de mais alto risco do Distanciamento Controlado. Outras seis regiões também permanecem na bandeira preta, já que todos os pedidos de recursos foram indeferidos, conforme anunciado por Leite.
Em contrapartida da manutenção da cogestão, conforme o governador, para evitar as aglomerações e atividades irregulares, o horário de suspensão geral das atividades foi antecipada para as 20 horas. Esse horário é válido até a segunda-feira. Outra exigência do governador é que os município encaminhem um plano de aumento da fiscalização.
Sobre as aulas, Leite também trouxe mudanças. As aulas presenciais da educação infantil e dos 1ºs e 2º anos do ensino fundamental poderão ser mantidas, respeitando os protocolos determinados.