Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul METEOROLOGIA

Temporais de chuva forte e granizo avançam pelo RS nesta terça-feira

Chuva fraca da madrugada tende a se intensificar no decorrer do dia com muitas trovoadas, vento, granizo e raios, segundo a MetSul

Publicado em: 07.09.2021 às 09:57 Última atualização: 07.09.2021 às 18:53

Desde o final da tarde de segunda-feira (6) temporais provocam estragos no Rio Grande do Sul, devido a formação de uma frente quente. Segundo a MetSul Meteorologia, “há registros de chuva forte a intensa em parte do Estado e que vem acompanhada de muitos raios”. Conforme o alerta, a região metropolitana da Grande Porto Alegre, Serra e Litoral estão entre as áreas de maior risco de tempo severo para esta terça-feira (7).

Granizo caiu em grande quantidade em Ijuí e provocou estragos no município Foto: Karin Franco/Especial
No final da madrugada e no começo da manhã desta terça, a instabilidade mais intensa se concentrava sobre o Oeste do Rio Grande do Sul.

A chuva fraca da madrugada em Porto Alegre tende a se intensificar no decorrer do dia com muitas trovoadas, vento, granizo e raios. Estas regiões podem registrar acumulados em algumas cidades de 30 mm a 50 mm por hora e totais hoje de até 100 mm a 200 mm em alguns pontos. Com isso, é alto o risco de alagamentos, inundações e transbordamento de rios e córregos.

Na quarta-feira, de acordo com a MetSul, um ciclone extratropical se forma na região de Buenos Aires e vai dar origem a uma frente fria. A frente quente entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul se converte em fria à medida que passa a ser impulsionada não mais por ar quente e sim por ar frio e atravessa o estado gaúcho no decorrer do dia com chuva e temporais, sendo o risco de vento forte a maior preocupação. 

Estragos pelo RS

 Ijuí

Aproximadamente 600 casas com destelhamento, Defesa Civil RS está auxiliando o município e já realizou a entrega de lonas junto aos gestores da cidade.

Santana do Livramento

Pelo menos 30 residências destelhadas, Defesa Civil está acompanhando e auxiliando o município. 

Panambi

Segundo as autoridades 40 residências com pequenos danos atingidas pelo granizo. Equipes da prefeitura e Defesa Civil Municipal, atenderam com lonas as casas que necessitaram. 

Pejuçara 

Conforme a Defesa Civil, o município registrou danos em lavouras. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.