Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Rio Grande do Sul PORTO ALEGRE

Hospital de Clínicas identifica terceiro surto de Covid em pouco mais de duas semanas

Surto mais recente foi confirmado no CTI Covid, que tem oito funcionários contaminados. Um deles está internado

Publicado em: 17.09.2021 às 10:32 Última atualização: 17.09.2021 às 10:49

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre identificou o terceiro surto de Covid-19 em pouco mais de duas semanas. O mais recente foi confirmado no CTI Covid, no Bloco B da instituição, onde oito funcionários testaram positivo. O surto foi comunicado à Vigilância Sanitária na quarta-feira (15).

Hospital de Clínicas identifica terceiro surto de Covid em pouco mais de duas semanas
Hospital de Clínicas identifica terceiro surto de Covid em pouco mais de duas semanas Foto: Divulgação/HCPA

Os resultados dos testes são saíram entre os dias 9 e 15 de setembro. Conforme nota do hospital divulgada nesta sexta-feira (17), uma profissional está internada no CTI, sem necessidade de ventilação invasiva, e os demais apresentam sintomas leves, recebendo acompanhamento ambulatorial do Serviço de Medicina Ocupacional. 

Ainda segundo a instituição, nas últimas 24 horas, não foram identificados novos casos na unidade.

Surtos controlados em creche e unidade de internação

No dia 30 de agosto, outros dois surtos foram identificados na instituição: um deles numa creche para filhos de funcionários e outro em uma unidade de internação. Ambos foram controlados. A creche não registra novos casos desde o dia 3 de setembro, e o surto no local, portanto, é considerado encerrado pelo Clínicas.

Na unidade de internação, 19 casos de coronavírus foram confirmados - seis em funcionários (todos casos leves e sob acompanhamento) e 13 em pacientes (desses, seis faleceram, um está no CTI, dois estão internados na Enfermaria Covid, um está na internação convencional após isolamento, um foi transferido e dois já receberam alta hospitalar).

Na creche, as nove pessoas que testaram positivo apresentam apenas sintomas leves e seguem sendo monitoradas.

Protocolos

Com relação à disponibilidade de Equipamento de Proteção Individual (EPIs), o hospital informa que os itens sempre estiveram disponíveis em todas as áreas. Quanto aos protocolos de prevenção, a instituição diz manter os mesmos há muito tempo e confira na eficácia deles.

"Mesmo com as novas variantes, uso correto dos EPIs, distanciamento, higiene das mãos e do ambiente são as melhores medidas até o momento", afirma em nota.

Atendimento

Segundo o Clínicas, ao menor sintoma, os profissionais passam já pela testagem e são afastados. Para dar sequência ao atendimento de pacientes, os demais colaboradores são avaliados e remanejados conforme a escala.

Surto também no Conceição

O Hospital Conceição, na capital, também registrou um surto de Covid-19 recentemente. Treze áreas do hospital foram afetadas desde o dia 4 de agosto. 

Na última quarta-feira (14), o Grupo Hospitalar Conceição confirmou o término do surto, que atingiu 171 pessoas, 97 pacientes e 74 profissionais da casa de saúde de Porto Alegre. Do total de infectados, 33 morreram.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.