Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Rio Grande do Sul METEOROLOGIA

Rio Grande do Sul pode ter chuva forte nesta sexta-feira

Veja a previsão completa para o fim de semana e o feriado Farroupilha

Publicado em: 17.09.2021 às 10:29

Depois de uma madrugada fria em boa parte do Rio Grande do Sul, a sexta-feira (17) pode ter chuva forte no Estado. O alerta de instabilidade se dá, especialmente, na metade Norte do Estado. 

Sexta pode ter chuva na região
Sexta pode ter chuva na região Foto: Inezio Machado/GES

"Muita atenção às áreas da Serra, vales e região metropolitana. Já temos muita nebulosidade nessas áreas. Sul do Paraná, Leste de Santa Catarina e metade Norte do Rio Grande do Sul", diz Estael Sias, meteorologista da MetSul. 

A região metropolitana, onde o dia chegou a ter sol nas primeiras horas e mínima de 12°C, tem risco para chuva. Estael afirma que a nebulosidade, que se intensificou entre a noite de quinta e hoje, foi deslocada pelo vento vindo do Norte.

 


Altos volumes

Existe a chance dessa chuva vir em alta quantidade para os três estados do Sul, inclusive. Entre o Norte gaúcho e parte de Santa Catarina,volumes podem chegar aos 100 milímetros. Já no Paraná, 50mm.

A chuva ao longo do dia de hoje vem acompanhada de raios e trovoadas na Metade Norte gaúcha e no estado catarinense com possibilidade de fortes trovões em alguns momentos. As descargas atingem principalmente o Oeste e Meio-Oeste catarinense, além do Médio e Alto Uruguai. Por isso, estas regiões podem ter ainda ocorrência de temporais isolados com queda de granizo localizado.

Modelo WRF da MetSul em que se observa uma faixa de chuva volumosa que começa nas Missões, estende-se ao Planalto Médio e o Norte dos Campos de Cima da Serra e depois avança para o Leste de Santa Catarina.
Modelo WRF da MetSul em que se observa uma faixa de chuva volumosa que começa nas Missões, estende-se ao Planalto Médio e o Norte dos Campos de Cima da Serra e depois avança para o Leste de Santa Catarina. Foto: MetSul Meteorologia/Reprodução

Fim de semana

Sábado (18)

A maioria das regiões gaúchas terá presença do sol, mas nuvens devem ser esperadas. Ar mais quente ingressa e o dia inicia com temperaturas amenas; durante à tarde haverá um aquecimento. Em Novo Hamburgo, as temperaturas oscilam entre 14 e 27°C.

Na Metade Sul e em áreas costeiras são esperadas nuvens baixas e médias e pode até ocorrer chuva leve e garoa, sobretudo no Sul gaúcho.

Domingo (19)

Segundo a MetSul, o dia começa com sol em parte do Estado, mas com nevoeiro e nuvens baixas que podem trazer garoa ou chuva leve no Sul e no Leste gaúcho. Áreas de instabilidade se formam entre a madrugada e de manhã no Oeste. No Vale do Sinos, termômetros podem se aproximar dos 30°C; dia terá sol. 

A chuva avança de Oeste para Leste e da tarde para a noite o tempo passa a chuvoso na maioria das cidades gaúchas. 

Segunda-feira (20)

O feriado de 20 de setembro terá condições variáveis quanto à meteorologia. Uma frente quente traz muito nuvens e chuva no decorrer do dia para o Oeste, o Sul, parte do Centro e o Leste gaúcho. Em Novo Hamburgo, as temperaturas podem oscilar entre 19°C e 30°C, com risco de pancadas.

A chuva será forte e torrencial com muitos raios e alto risco de temporais isolados de vento forte e granizo de variado tamanho. Em parte da Metade Norte, o feriado terá sol e nuvens em parte do dia com muito calor no Noroeste e no Norte gaúcho. A região de Santa Rosa pode ter máximas de 33ºC a 35ºC.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.