Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Rio Grande do Sul VIRADA NO TEMPO

Ar quente provocou temporal e granizo em cidades gaúchas

Porto Alegre, São José dos Ausentes e Bom Jesus foram as cidades mais atingidas

Publicado em: 19.09.2021 às 21:04 Última atualização: 19.09.2021 às 22:36

O domingo (19) teve chuva forte com temporais no Estado. Segundo a MetSul Meteorologia, o avanço do ar quente gerou instabilidade em algumas regiões gaúchas. Na noite de hoje, chegou a cair granizo em Porto Alegre. A tempestade deixou pontos da capital sem energia e derrubou árvores. À tarde, em São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, o fenômenos já havia sido registrado. Na cidade vizinha, Bom Jesus, o granizo e o vento forte atingiram 35 casas.

A instabilidade avança para o litoral norte, onde muitas pessoas passam o feriadão, e poderia atingir os arredores do Vale do Paranhana.

Pouco antes das 21 horas, as fortes rajadas de vento e a chuva forte deixaram prejuízos em cidades do litoral. O Corpo de Bombeiros registrou destelhamentos, queda de galhos de árvores e alagamentos em Osório, Imbé e Tramandaí. Nesta última também houve pelo menos dois registros de motoristas que ficaram ilhados dentro dos seus carros em vias alagadas, nas Avenidas Ubatuba de Farias e Fernandes Bastos.

Vento forte e granizo atingiram cidades como Bom Jesus
Vento forte e granizo atingiram cidades como Bom Jesus Foto: Prefeitura de Bom Jesus

De acordo com a MetSul, uma massa de ar muito quente cobre a parte central da América do Sul neste início de semana com marcas perto de 40ºC no Sul do Brasil e superiores no Nordeste da Argentina e no Paraguai. "O ingresso do ar tropical forma uma frente quente que trará chuva forte e tempestades que isoladamente podem ser fortes a severas no Uruguai e ainda no Sul e no Leste gaúcho nesta segunda-feira de feriado no Rio Grande do Sul", alerta.

A MetSul explica que o calor é energia para a geração de nuvens carregadas de temporal de chuva forte, vento, raios e granizo com disponibilidade de maior umidade na atmosfera.

O risco de tempo severo será ainda mais alto no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira com uma frente quente atuando no Estado. No decorrer da segunda-feira, o sol aparece com nuvens e faz muito calor na Metade Norte do Rio Grande do Sul, mas na fronteira com o Uruguai, no Sul gaúcho e parte do Leste do Estado haverá mais nuvens com chuva, raios e granizo isolado.

 

Desalojados nos Campos de Cima da Serra

Em São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, a chuva forte veio acompanhada de queda de granizo no final da tarde de domingo. De acordo com estimativa da prefeitura, ao menos 300 residências foram afetadas. O granizo atingiu especialmente a área urbana, provocando destelhamento e quebrando vidros. A prefeitura está fornecendo lonas aos atingidos e cancelou o feriado de 20 de setembro aos servidores municipais, que irão auxiliar na recuperação dos estragos.

Em Bom Jesus, o temporal da tarde atingiu especialmente aslocalidades de Arrepio e Hortêncio Dutra. Muitas casas tiveram telhado danificado devido ao granizo. Pelo menos 56 pessoas ficaram desalojadas.

Temperaturas

Nesta segunda-feira (20), o calor será parecido com o de domingo ou até mais intenso em áreas do Rio Grande do Sul. Os termômetros devem marcar entre 36ºC e 38ºC no Noroeste gaúcho.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.