Publicidade
Botão de Assistente virtual
Opinião Opinião

Os "invisíveis" visualizados no Enem

Tema de redação, a invisibilidade social é um problema grave no País

Por Guilherme Schmidt
Publicado em: 22.11.2021 às 22:25 Última atualização: 22.11.2021 às 22:25

Em meio a toda discussão sobre as questões do Enem e a possível interferência (o que seria irregular) do governo federal em conteúdos, a prova de redação sob o título Invisibilidade e Registro Civil: Garantia de Acesso à Cidadania no Brasil mostrou um tema relevante ao País.

O problema dos “invisíveis” não é novo e ganhou força ainda maior ano passado, na pandemia, quando se buscou implementar o auxílio emergencial a famílias carentes e o que se viu foi um número alto de pessoas sem registro civil, o que também lhe barra acesso a programas sociais.

O tema é de uma amplitude preocupante, porque engloba desde as questões econômicas, passando pelas sociais e até políticas. Afinal, estes  "invisíveis" não têm direito ao voto, por exemplo. Vivem à margem da sociedade, que muitas vezes prefere realmente não ver e seguir em frente neste ritmo frenético da nossa atual dura e cruel realidade. 

Nas ruas

Muitas destas pessoas “invisíveis” à sociedade vivem nas ruas ou em precárias condições de habitação, algo que se agravou nos últimos aos com a crise econômica e a pandemia da Covid-19.

Calor, secura, chuva e... saúde!

O domingo foi de temperatura acima de 30 graus na região e umidade baixa (20% para menos), o que a MetSul Meteorologia classificou em seu site de notícias de “índices de umidade relativa do ar em patamar de deserto”. A segunda-feira teve mais calor ainda, com temperatura batendo nos 40 graus. Depois disso tudo, a virada do tempo deve vir nesta terça, com a chegada de chuva e frente fria. Haja saúde!

Rio baixo

Falando em secura, o Sinos, ontem, em São Leopoldo, estava em 75 centímetros, após chegar a 1,3 metro na terça passada. O nível normal é 2 metros, mas nos últimos anos, é difícil ver o rio neste nível devido aos períodos de estiagem. Nesta terça a chuva pode ajudar a dar uma reavivada. Semana passada, o o rio chegou a estra em 40 centímetros e com bancos de areia.

IPVA que preocupa

Os proprietários de alguns veículos podem preparar o bolso para um aumento substancial no valor de IPVA. Muitos carros tiveram alta em torno de 20% (ou até mais) na tabela Fipe de janeiro a outubro, que é base para o imposto. No RS a alta do imposto deve chegar a 22%.

No bolso

O comerciante Germano Heinz, 48 anos, reclama de toda esta tributação na cabeça de quem tem carro. “É IPVA, gasolina cara (com dolarização e ICMS alto), estão projetando mais pedágios com a concessão da rodovias, enfim, é só custo. E nós ganhando menos e com menos benefícios. Nossos governos são uma indústria de cobrança com retorno baixo...”

 E a gasolina

Pesquisando nos postos da região do Vale do Sinos até dá para encontrar gasolina na casa dos R$ 6,80. Como não há perspectiva de baixar mais que isso, vale abastecer.

Fica a dica

Estamos no período dos “20 dias” que o presidente Jair Bolsonaro anunciou no início do mês para um novo aumento dos combustíveis. A Petrobras negou na época. 

Desejo de Natal

Sapucaia do Sul está promovendo o projeto Desejos de Natal, com doações de presentes para o fim de ano de crianças carentes: é um brinquedo (para os pequenos de 0 a 3 anos), bolas e bonecas (aos de 3 a 6 anos) e brinquedos pedagógicos (para a faixa de 6 a 12 anos.)A prefeitura sapucaiense colocou postos de recolhimento de doações na sua sede, no Cras e Creas. Contatos pelo fone (51) 3474-1766 ou pelo e-mail smds@sapucaiadosul.rs.gov.br.

Advento

Apesar de muita gente já estar com enfeites - árvores, luzinhas, guirlandas - postos em casa, é neste fim de semana que começa a “contagem regressiva” para o Natal, o chamado Advento.

Tradição

Dona Eli Schneider, 72 anos, diz que já começou a limpar presépio e enfeites da árvore (que ainda é daqueles pinheirinhos naturais). “Na casa da minha filha as crianças já pressionaram para botar decoração. Aqui em casa é sempre na data. Inclusive com a Coroa do Advento.”

Coroa

É tradição cristã acender a cada domingo do Advento uma vela, normalmente postas em uma guirlanda enfeitada. “Trago esta tradição dos tempos da minha avó...”, afirma dona Eli.

Black Friday

Já em clima natalino desde outubro, o comércio aposta nas promoções desta já famosa sexta-feira de vendas. E é dia 28, com algumas lojas e sites já abrindo a semana com promoções. É pesquisa e aproveitar, mas, cuidado: é preciso não se endividar...


O artigo publicado neste espaço é opinião pessoal e de inteira responsabilidade de seu autor. Por razões de clareza ou espaço poderão ser publicados resumidamente. Artigos podem ser enviados para opiniao@gruposinos.com.br
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.